A Ténica Pianítica: Uma Abordagem Científica(Claudio Richerme)A estatísca de pessoas que se tornaram grandes pianistas depois de muito investimento de tempo de estudo é de 1 em cada 150 mil.Essa atividade ainda é de difícil acesso para muitos por se tratar de uma atividade de extrema complexidade. Existem vários aspestos do conhecimento musical que pecisam ser dominados para uma melhor fluência do expressar artísco, que é um dos objetivos maiores a seram alcançados na execução do instrumento. O domínio dos movimentos necessários para a obtenção da sonoridade, textura, velocidade desejada é um desses aspectos de extrama importância. Chamamos o estudo desses movimentos de técnica pianistica. Existem três tipos de pianistas, os empíricos que são pianistas que constoem sua técnica com base em suas intuições, os analíticos que se baseiam no raciocínio da física fisiológica. O último e mas ideal é o pianista que encontra um equilíbrio entre os dois raciocínios. É importante destacar que o som não deve estar em função da técnica, mas a técnica em função do som desejado. Por isso antes de tudo, o mais importante é aprender a ouvir. desenvolver um capacidade de construir em sua mente como a peça deveria soar. Aí sim devem ser procuradas maneiras que tornem a ideia sonora virtual em real. Conhecer o próprio corpo, sua fisiologia e funcionamento, deve ser o mais conciente possível. Ter conciencia de seus musculos, estrutura óssea, articulações e nervos , facilita a percepção de seus sentidos sinestésicos. Uma percepção sinétésica apurada será de extrema importancia para aprender sobre relaxamento e tensão. Uma boa técnica é formada por saber onde e como são aplicados o relaçamente e a tensão muscular. O domímio dessas de forças oposta que resultam em movimento, ultiliza o sistema nervoso através da coordenação motora para funcionar. Não podemos dizer que exista a técnica padrão, mas existem princípios básicos que regem qualquer técnica criada por cada pianista. Entre estes princípios estão as questões de movimento contra peso, quanto mais notas e veloz, mais leve deve ser o peso de toque, posições das mão, conciência de como se realiza as passagens e muitos outros.